Setembro Amarelo na Escola José Lopes Gomes

22/09/2023 Saúde 4163

A Prefeitura de Catuji, em colaboração com a Secretaria de Educação e Saúde, realizou um evento significativo na Escola José Lopes Gomes, localizada na comunidade Jenipapinho, com o objetivo de conscientizar as pessoas, especialmente as crianças, sobre o Setembro Amarelo, uma campanha nacional da saúde mental e prevenção ao suicídio.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa que tem como propósito alertar a sociedade sobre a importância da prevenção ao suicídio e promover a valorização da vida. A escola foi escolhida como o local ideal para abordar esse tema importante, já que é um espaço onde crianças e adolescentes passam a maior parte de seu tempo durante o ano letivo.

O evento reuniu estudantes, pais, professores e membros da comunidade Jenipapinho, que participaram de palestras educativas, rodas de conversa e atividades lúdicas que abordaram questões relacionadas à saúde mental, autoestima, empatia e solidariedade. A ideia central era criar um ambiente acolhedor onde as pessoas pudessem compartilhar suas experiências, aprender sobre os sinais de alerta do suicídio e saber como buscar ajuda quando necessário.

O Secretário de Saúde, Alan Hudson, destacou a importância de promover a conscientização sobre o Setembro Amarelo desde cedo. "Nossas crianças são o futuro, e é fundamental que elas cresçam em um ambiente que valorize a vida, o diálogo e o respeito pelas emoções alheias. Este evento é uma maneira de investir na saúde mental de nossa comunidade e prevenir tragédias."

Além das atividades educativas, foram distribuídos materiais informativos e foi disponibilizado um espaço de escuta e orientação, onde os participantes puderam conversar com profissionais de saúde mental.

A prefeita de Catuji, Jô, enfatizou o compromisso da administração municipal com a promoção da saúde mental e o bem-estar da população. "O Setembro Amarelo nos lembra que todos nós temos um papel a desempenhar na prevenção ao suicídio. É preciso quebrar o estigma que envolve esse assunto e oferecer apoio às pessoas que estão passando por momentos difíceis."

O evento na Escola José Lopes Gomes foi um passo importante na conscientização sobre o Setembro Amarelo em Catuji, e a Prefeitura e a Secretaria de Educação e Saúde planejam continuar promovendo ações que visem à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental em toda a comunidade. Afinal, a mensagem fundamental é que a vida vale a pena ser vivida, e que o apoio mútuo é o melhor caminho para superar as dificuldades.