Prefeitura de Catuji e Defesa Civil Unem Forças para Conscientizar a População sobre Proteção contra o Calor Intenso

13/11/2023 Saúde 4041

Em resposta ao calor intenso que tem atingido a região nos últimos dias, a Prefeitura Municipal de Catuji e a Defesa Civil local uniram esforços para promover a conscientização da população sobre a importância de se proteger dos efeitos adversos do clima quente.

O objetivo da campanha é orientar os cidadãos sobre práticas seguras para enfrentar o calor, visando a preservação da saúde e o bem-estar de todos. Diversas ações estão sendo implementadas para alcançar esse propósito, incluindo a distribuição de materiais informativos, palestras educativas e campanhas nas redes sociais.

Dicas para se Proteger do Calor e Manter a Saúde:

1. Hidratação Adequada: Certifique-se de beber bastante água ao longo do dia. Evite bebidas açucaradas e alcóolicas, pois podem levar à desidratação.

2. Proteção Solar: Use protetor solar para prevenir danos causados pelos raios solares. Bonés, chapéus e roupas leves também são recomendados para proteger a pele.

3. Ambientes Ventilados: Busque locais arejados e ventilados, especialmente durante as horas mais quentes do dia. Caso não tenha acesso a ar condicionado, utilize ventiladores.

4. Evite Exposição Prolongada ao Sol: Reduza o tempo de exposição direta ao sol, principalmente entre 10h e 16h, quando os raios UV estão mais intensos.

5. Alimentação Saudável: Opte por refeições leves e nutritivas. Frutas e vegetais são excelentes opções para manter uma dieta equilibrada.

6. Vigilância em Grupos Vulneráveis: Esteja atento a crianças, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes. Eles podem ser mais suscetíveis aos efeitos adversos do calor.

A Prefeitura e a Defesa Civil enfatizam a importância da colaboração de toda a comunidade para garantir a eficácia dessas medidas preventivas. Ações conjuntas como esta refletem o comprometimento das autoridades locais em zelar pelo bem-estar da população.

Com a disseminação dessas informações, a expectativa é que a comunidade esteja mais preparada para enfrentar o calor intenso, garantindo não apenas a segurança individual, mas também fortalecendo a coletividade em momentos desafiadores como este.

• saude
  • clima quente