Audiência Pública em Catuji Aborda Programa de Combate à Violência Doméstica e Familiar

25/10/2023 Sociedade 5335

Hoje, dia 25 de outubro de 2023, a Câmara Municipal de Catuji foi o ponto de encontro para uma importante discussão a respeito do crescente desafio da violência doméstica e familiar. Sob a condução do renomado Dr. Leonardo Guimarães Moreira, Juiz de Direito e facilitador nos Encontros Justiça em Rede, da Comarca de Pedro Leopoldo/MG, a audiência reuniu diversas figuras influentes da região, incluindo oficiais da Polícia Militar e Civil, vereadores, a prefeita Jô e seus secretários.

O principal tópico de discussão foi o inovador programa "Justiça em Rede contra a Violência Doméstica e Familiar", que visa incentivar e apoiar as comarcas do Estado a estabelecerem redes compostas por todos os serviços que atendem mulheres em situação de violência. O objetivo é proporcionar um atendimento integral às vítimas, abrangendo não apenas a questão judicial, mas também oferecendo suporte psicológico, assistência social e médica.

Durante a audiência, o Dr. Leonardo Guimarães Moreira apresentou os pilares essenciais do programa, destacando a importância de uma abordagem integrada e colaborativa no combate a essa problemática social. Com base em sua experiência em Pedro Leopoldo, ele enfatizou os resultados positivos alcançados com a implementação desse modelo, ressaltando a redução significativa nos índices de violência doméstica na região.

Os participantes expressaram entusiasmo com a possibilidade de adotar o programa em Catuji, reconhecendo a necessidade urgente de medidas abrangentes e eficazes para enfrentar a violência doméstica e familiar. A prefeita Jô reforçou seu compromisso em apoiar iniciativas voltadas para o bem-estar e a segurança das mulheres na cidade, ressaltando a importância de colaboração entre os setores público e privado para alcançar mudanças significativas.

Os vereadores se comprometeram a estudar a viabilidade de implementação do programa e a buscar recursos necessários para sua execução. Além disso, a audiência pública serviu como um ponto de partida crucial para promover um diálogo contínuo e a elaboração de estratégias concretas para melhorar a resposta da comunidade diante desse problema urgente.

Com a esperança de um futuro mais seguro e igualitário para as mulheres de Catuji, a audiência encerrou-se com um forte sentimento de determinação e colaboração entre os presentes, refletindo um compromisso unificado em enfrentar a questão da violência doméstica e familiar de forma abrangente e eficaz.